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           “O cuidado somente surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida. Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”
LEONARDO BOFF
            

Direção:

Diretor: Eli Marini

Telefone Direto: (44) 3464-1109 / (44) 3464-1058

É fundamental a competência do Gestor para uma administração voltada para a “Gestão Compartilhada”. Cabe a esse profissional a responsabilidade de ser o promotor dessa abertura da escola, de descentralizar o poder de uma única idéia, para ampliar os horizontes e compartilhar suas idéias, problemas e buscar soluções com os demais profissionais envolvidos com a entidade que gerencia e, por conseqüência, com a educação. Também se efetiva essa prática, na abertura que é dada aos professores, aos alunos, aos pais de alunos e para a comunidade, de um modo geral, para participarem efetivamente das elaborações e execuções das propostas de trabalhos educacionais, que é de interesse direto de todos os envolvidos.

A abordagem participativa na gestão escolar demanda maior participação decisória da escola, envolvendo-os também na realização das múltiplas tarefas da gestão.

Além de motivar a sua equipe, o Diretor propõe um trabalho com os pais dos alunos, através de reuniões pedagógicas, disponibilização de atividades envolvendo os pais (festividades, datas comemorativas, reuniões, etc.) e ajudando-os a compreender melhor os seus direitos e a assumirem os seus deveres. A intenção é conscientizar os pais das suas responsabilidades junto à Escola, para envolvê-los efetivamente na educação e formação escolar do seu filho, nosso aluno e bem maior. A presença de pais colaboradores e de pais comprometidos e preocupados com o desenvolvimento dos seus filhos é de fundamental importância para o Colégio que, contando com a contribuição oferecida pelos mesmos, cria e aplica estratégias para melhor educar.

Através destas ações, o Diretor está sempre em contato direto com a Supervisão, a Secretaria e à disposição dos Pais, Alunos e Professores, para auxiliar no que for necessário, e importante, para o progresso educacional, articulando as ações em todos os segmentos, ou seja, sendo o “condutor” do Projeto da Escola, priorizando as questões pedagógicas e procurando manter o ânimo e a dedicação de todos, na construção do trabalho educativo almejado desde sempre pelo Colégio Estadual Cecília Meireles.

Plano de Ação:

Diante das modificações em que a escola pública está passando e ciente das responsabilidades como gestor escolar, o plano de ação a ser apresentado orienta-se pela valorização da escola pública, seus professores, alunos e funcionários, bem como, busca envolver pais e comunidade local, tornando assim uma gestão compartilhada e comprometida com todos envolvidos no processo educacional.

Ao considerar que a educação é um processo amplo que envolve a formação para a cidadania, esse plano também, coloca em ação essa prática, começando pelo cuidado com o patrimônio escolar envolvendo a APMF, Conselho Escolar, pais e principalmente alunos.


Objetivos Específicos:

  • Criar meios para maior participação da comunidade na escola, tendo como base de articulação a APMF, o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, destacando a importância e envolvimento dos mesmos para o bom andamento do ensino;

  • Incentivar a participação dos professores e funcionários nos projetos pedagógicos, bem como nas capacitações oferecidas pela SEED ou outros órgãos ligados à educação;

  • Manter em boas condições de uso as instalações da escola, com reformas onde necessário, conservar os bens pertencentes a mesma elaborando projetos para a manutenção e conservação dos mesmos pelos alunos, enfatizando aos mesmos o senso de propriedade e responsabilidade que eles devem ter para com o patrimônio escolar;

  • Valorizar o ambiente físico, tornando-o o mais agradável possível;

  • Realizar juntamente com a comunidade escolar atividades culturais, esportivas e festivas, tais como festas juninas, feira cultural e outras.

  • Dinamizar, através de reuniões para troca de experiências entre o corpo docente, o uso das tecnologias já existentes na escola como TV e vídeo, computadores, retroprojetor, entre outros, bem como adquirir na medida do possível novos equipamentos;

  • Valorizar e integrar ainda mais o trabalho da Equipe Administrativa com os demais setores da escola, buscando a harmonia entre todos os envolvidos na comunidade escolar;

  • Valorizar e destacar junto à comunidade escolar e local a importância da equipe de Auxiliar de Serviços Gerais: merendeiras, zeladoras e porteiro, para o bom andamento de uma escola e do processo de ensino/aprendizagem;

  • Incentivar a participação dos alunos nos Jogos Escolares, interclasses, interescolares, FERA, Projeto Com Ciência, bem como a cultura artística, esportiva e recreativa;

  • Procurar apoio junto a órgãos competentes para aquisição de instrumentos de fanfarra e também reforma dos já existentes no Estabelecimento, para então formar uma grupo para ensaios;

  • Dar continuidade aos projetos já existentes que dizem respeito ao meio ambiente, a horta escolar e jardinagem, valorizando e reconhecendo os mesmos como fruto do trabalho docente com a participação dos alunos, bem como sua importância para um ambiente saudável e acolhedor;

  • No setor financeiro, dividir a tomada de decisões com a APMF e o Conselho Escolar, sempre divulgando as verbas recebidas, discutindo seus destinos em reuniões, gerenciando sempre de forma transparente e responsável;

  • Possibilitar acesso a aulas de informática aos alunos, devidamente acompanhados de professores responsáveis, com data e horário previamente agendados;

  • Incentivar o bom desempenho dos alunos semestralmente, através de distribuição de certificados de honra ao mérito;

  • Estimular professores e ou alunos a desenvolver projetos de criação de um jornal bimestral para divulgação de todos os trabalhos e acontecimentos da Escola;

  • Buscar apoio de profissionais de diversos setores e habilitados para ministrarem palestras tais como: cidadania, família, qualidade de vida, drogas e álcool, auto-estima entre outras.

 









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